sábado, 7 de novembro de 2009

Programação Novembro 2009



CLUBE DE CINEMA DE MARÍLIA PROGRAMAÇÃO –NOVEMBRO - 2009

01/11/2009:Domingo TEMPOS QUE MUDAM ( Les Temps Qui Changent ) Direção : André Téchiné Elenco: Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Malik Zid, Gilbert Melki, Lubna azabal FRANÇA 2004 Romance 98 min.
Antoine é enviado a Tânger para supervisionar um canteiro de obras. Lá ele reencontra Cécile..Eles se amaram há trinta anos, se separaram e nunca mais se viram. Ela se casou no Marrocos e refez sua vida. Ele nunca a esqueceu, jamais se curou.


07/11/2009:Sábado LENINGRADO ( Leningrad )– Direção: Aleksandr Buravsky Elenco: Gabriel Byrne, Mira Sorvino, Vladimir Ilyin,Aleksandr Abdulov, Olga Sutulova RUSSIA/REINO UNIDO 2009 Drama/Guerra 110 min
Em 1941, uma jornalista inglesa chamada Kate Davis é enviada a Leningrado, na Russia, para cobrir o bloqueio nazista. Por causa de um ataque aéreo, ela se separa do grupo de jornalistas e começa a viver uma verdadeira odisséia para sobreviver.Filme baseado em fatos históricos.

08/11/2009:Domingo QUASE DEUSES (Something the Lord Made) Direção: Joseph Sargent Elenco: Alan Rickman, Mos Def, Mary Stuart Masterson, Kyra Sedgwick, Merritt Wever. EUA 2004 Drama 110min
Mos Def e Alan Rickman, interpretam a história real de Viven Thomas e Alfred Blalock,que,em meio à Grande Depressão, na década de 1930, em Nashville, foram responsáveis pela primeira cirurgia feita no coração (antes disso, o órgão era visto como algo intocável pela medicina), que corrigia um erro de percurso numa das veias do coração que ocasionava problemas de oxigenação no pulmão e a falência do indivíduo. Curiosidade e Premiação: “Something the Lord Made”, a história real de Viven Thomas, foi produzido em 2004 pela HBO, e foi indicado ao GLOBO DE OURO como Melhor minissérie ou filme feitos para a TV e rendeu uma indicação ao ator Mos Def. Ganhou o EMMY de melhor filme para a TV .O filme Quase Deuses, é baseado no artigo jornalístico “Something the Lord Made”, escrito por Katie McCabe e publicado no Washingtonian.

14/11/2009: Sábado O GUERREIRO GENGHIS KHAN (Mongol)– Direção: Sergei Bodrov .Elenco: Tadanobu Asano,Honglei Sun, Khulan Chuluun, Aliya Oelun, Ba Sem Esugei, Amadu Mamadakov, Ying Bai. CAZAQUISTÃO/RUSSIA/MONGÓLIA/ALEMANHA. 2007 Drama/Histórico 120 min.
Genghis Kahn, o maior guerreiro da história, nasceu cercado de lendas xamânicas, sobre a vinda de um lobo cinzento de pelo branco que devoraria toda a Terra. Ainda jovem, enfrentou a rejeição de sua família por seu próprio clã, mas voltaria para conquistar sua liderança, vencer seus rivais de clãs distintos e unificar os povos mongóis sob seu comando. Genghis Khan foi um dos comandantes militares mais bem sucedidos da história da humanidade. Curiosidades e Premiação: Para os mongóis, Khan é o chefe de uma tribo ou aldeia, e Genghis Khan seria o khan de todos os khans, já que Temudjin unificou o país e ainda conquistou metade de todo território mundial conhecido no século 12. O filme foi concebido para ser a primeira parte de uma trilogia,e foi indicado ao OSCAR de Melhor Filme Estrangeiro. Bodrov desistiu pelas dificuldades que enfrentou e, um tempo depois, decidiu unificar os dois outros roteiros em um só: O Grande Khan, que deve ser lançado em 2010

15/11/2009: Domingo NÃO É MAIS UMA HISTÓRIA DE AMOR (Just Another Lover Story) –Direção: Ole Bornedal Elenco: Anders W. Berthelsen, Rebecka Hemse, Nikolaj Lie Kaas, Charlotte Fich, Dejan Cukic, Karsten Jansfort. DINAMARCA 2007 Suspense/Ação/Drama 100min.
Como contar a verdade, se viver na mentira é melhor? Impressionante pela tensão contínua, estilo vibrante, recursos visuais e uma incrível narrativa, “Não é Mais Uma História de Amor”, é um suspense sobre identidades trocadas.

21/11/2009: Sábado HÁ TANTO TEMPO QUE TE AMO (Il y a Longtemps que Je T’aime)- Direção : Philippe Claudel Elenco: Kristin Scott Thomas,Elsa Zylberstein,Serge Hazanavicius, Laurent Grévil, Frédéric Pierrot. FRANÇA/ALEMANHA 2008 Drama 110 min.
Após 15 anos de ausência e rejeição, Juliette retorna à sua família. Léa, sua irmã mais nova, decide abrigá-la em sua casa, onde mora com o marido, as 2 filhas e o sogro. Porém aos poucos a causa que fez com que Juliette ficasse tanto tempo afastada, volta a atormentá-los. Premiacões: Recebeu 2 indicações ao GLOBO DE OURO: Melhor Atriz-Drama (Kristin Scott Thomas) e Melhor Filme Estrangeiro. Ganhou o BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro. Ganhou 2 prêmios no CÉSAR:Melhor Filme de Estréia e Melhor Atriz Coadjuvante(Elsa Zylberstein) e foi indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz (Kristin S Thomas), Melhor Roteiro Original e Melhor Trilha Sonora. Ganhou o EUROPEAN FILM AWARDS de Melhor Atriz (Kristin S Thomas). Ganhou o Prêmio Ecumênico do Juri, no FESTIVAL DE BERLIM.

22/11/2009: Domingo A JANELA (La Ventana) Direção e Roteiro: Carlos Sorin Elenco: Antonio Larreta,Maria del Carmen Jimênez, Alberto Ledesma. ARGENTINA/ESPANHA 2008 Drama 85 min.
O último dia da vida de Antonio ,um escritor de 80 anos que aguarda a visita de seu filho em sua fazenda no norte da Patagônia. Curiosidades: Argentino de 64 anos, o diretor Carlos Sorin, realizou em 2004, a obra-prima “O Cachorro” Em “A Janela”, filme minimalista, alia simplicidade e metáfora com lirismo em resultado comovente.O filme trata da chegada da morte. Mas seu registro não é o da tragédia. Sorin quer apanhar a vida que resta nos seus detalhes significativos, nas miudezas que olhos apressados são incapazes de ver.Em entrevista no lançamento de “A Janela”no Brasil, disse Sorin: “Esse é um filme para um público ativo, não passivo.Para um público que queira completar o filme durante a projeção. Há muitas coisas sugeridas, ocultas ou não ditas.”


28/11/2009: Sábado O GRUPO BAADER MEINHOF (Der Baader Meinhof Komplex)–Direção: Ulí Edei Elenco: Moritz Bleibtreu, Martina Gedeck, Johanna Wokalek ALEMANHA/FRANÇA/REP.TCHECA 2008 Drama 150min.
O filme baseia-se na história verídica dos fundadores da Facção Exército Vermelho (Rote Armee Frakte), grupo armado alemão de extrema esquerda, Andreas Baader e sua namorada Gudrun Ensslin, que formaram um grupo estudantil para protestar contra o capitalismo, o desenvolvimento nuclear e, principalmente, a guerra do Vietnã Depois de presos, eles se aproximam da famosa jornalista Ulrike Meinhof que se junta e dá força ao movimento. Curiosidades e Premiações: Indicado ao BAFTA, OSCAR e GLOBO DE OURO, de Melhor Filme Estrangeiro.Versão quase documental sobre a organização terrorista de esquerda RAF, que comprou briga contra o establishment alemão e o imperialismo americano, durante a década de 1970. A RAF, guardadas as devidas proporções, significou para a Alemanha o mesmo que o MR-8(Movimento Revolucionário Oito de Outubro) foi para o Brasil no período da ditadura militar. Quem tem menos de 40 anos, é provável que nunca tenha ouvido falar de nenhum deles, exceto em livros de História ou talvez na música “Baader Meinhof Blues” do Legião Urbana.

29/11/2009: Domingo JEAN CHARLES (Jean Charles) Direção :Henrique Goldman Elenco:Selton Mello,Vanessa Giácomo,Luis Miranda,Patrícia Armani,Sidney Magal,Daniel de Oliveira BRASIL/INGLATERRA 2009 Drama 90minJean Charles de Menezes é um eletricista mineiro, morador de Londres que ajuda na chegada de sua prima Vivian no país onde já vive com Alex e Patrícia.Em 22 de julho de 2005 ele é morto por agentes do serviço secreto britânico no metrô local, confundido com um terrorista. O fato abala a vida dos primos, que precisam reconstruir a vida ao mesmo tempo em que buscam por justiça.Curiosidades: É a primeira co-produção entre Brasil e Inglaterra. Patrícia Armani interpreta a si própria em “Jean Charles”. Ela era prima do verdadeiro Jean Charles de Menezes. As filmagens duraram 5 semanas em Londres e 1 em Paulínia, que foi adaptada como Gonzaga, cidade mineira onde Jean Charles de Menezes nasceu

Um comentário:

Relativo, oposto e "é o que é" disse...

Muita boa a seleção de filmes e a presença de um filme nacional é o que não podo faltar... Obrigada pessoal