quarta-feira, 25 de novembro de 2009

'É proibido fumar' ganha o prêmio de melhor filme do Festival de Brasília


“É proibido fumar”, de Anna Muylaert, foi eleito o melhor filme pelo júri oficial do 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que terminou na noite desta terça-feira (24). O filme levou mais sete prêmios – entre eles, o de melhor atriz, para Glória Pires, e o de melhor ator, para Paulo Miklos.


O filme conta a história de uma professora de música fumante (Glória Pires) que tenta largar o cigarro após conhecer um novo vizinho – interpretado pelo ator e músico Paulo Miklos. “É Proibido Fumar” também levou os prêmios de montagem, trilha sonora, direção de arte, roteiro e melhor atriz. Já “Filhos de João, admirável mundo novo baiano”, do diretor baiano Henrique Dantas, recebeu o prêmio do júri popular do festival como melhor longa. O filme é um documentário sobre a trajetória do grupo Novos Baianos. O diretor entrevistou integrantes da banda para tentar remontar a importância do grupo para a música popular brasileira.


"Tinha 200 quilos no ombro no começo da sessão. Quando eu senti que o público tava entrando no filme, foi saindo, foi saindo. Acho até que saí mais magro”, disse Dantas. Na hora de receber o prêmio, o cantor Moraes Moreira, ex-integrante dos Novos Baianos, puxou um coro com músicas do grupo.

Nenhum comentário: