sábado, 28 de novembro de 2009

Luc Besson


Cineasta dirigiu blockbusters como 'O quinto elemento' e 'Joana D'Arc'.Besson diz que filmes são atacados por não serem 'franceses o bastante'.


O cineasta francês Luc Besson, conhecido mundialmente por blockbusters como "O quinto elemento" e "Joana D'Arc", disse que seus filmes são mais criticados em seu próprio país porque não são vistos como "franceses o bastante".

O diretor disse à Reuters que diversas vezes lutou contra o ceticismo e a falta de visão quando tentava encontrar apoio para seus projetos na França.

"Toda vez em que tento fazer um filme, a primeira reação que obtenho dos franceses é sempre a mesma reação que você tem com o povo francês: não é possível", disse durante uma entrevista na capital sueca.

"É verdade - 'Subway', 'Imensidão azul', todos esse filmes não eram bem o que os franceses queriam, não são franceses o bastante. Então, eu tenho que lutar um pouco, e me acostumei a isso".

Estilo
Besson fez sucesso nas bilheterias com seus filmes espetaculares, mas costuma ser recebido friamente pelos críticos, que o veem como alguém que favorece o estilo sobre a substância.

"No meu caso, por exemplo, na França, eles (os críticos) algumas vezes gastam 3, 4, 5 páginas para dizer como meu filme é ruim, mas na próxima página você tem 10 linhas sobre esse pequeno filme que eles acham ser uma obra-prima", disse.

O parisiense Besson, descrito em um jornal como o mais Hollywoodiano dos cineastas franceses, disse que não se preocupa com o fato de não ser bem recebido pela indústria do cinema da França.

"Não é esse o objetivo, não nos importamos tanto", disse. "Somos talvez a primeira geração de uma grande mistura étnica - eu vejo filme americano, como sushi, ouço música inglesa. Sou um pouco americano, um pouco chinês, um pouco sueco e um pouco francês", disse, sorvendo chá em seu quarto em um hotel de Estocolmo.

Besson já experimentou uma série de gêneros, da ação ao drama e à ficção-científica. Seu último trabalho, "Arthur e a vingança de Maltazard", é um filme infantil que usa imagens geradas por computador e será lançado no início de dezembro.

Questionado se havia um filme obrigatório - além dos que ele fez - para recomendar a fãs, Besson deu uma lista de três: a comédia norte-americana "Juno", o vencedor do Oscar "Pequena Miss Sunshine" e o drama alemão "A vida dos outros".

Nenhum comentário: