sábado, 21 de novembro de 2009

Chaplin no Cine Cultura


A sala que todos nós conhecemos como "Clube de Cinema" abriga o projeto da Secretaria Municipal da Cultura, o Cine Cultura. O que é ótimo não só para a própria secretaria como também para os marilienses que se deparam com mais uma opção cinematográfica fora do circuito comercial hollywoddiano e de pipoca.

pois bem, vários clássicos imperdíveis já foram exibidos no projeto e nesta terça a opção é realmente fantástica: Chaplin em Luzes da Cidade (1931).

Não é possível assistir esse filme sem se emocionar. Ali, o grande Carlitos coloca mais do que emoção, coloca um infindável arsenal de delicadeza, coisa rara nos dias de hoje, de gentileza, coisa quase inexistente e principalmente de humor sobre o mundo, com críticas pontuais e acertadas.

Chaplin não é Chaplin à toa. sou fã de chaplin e de todos os seus diferentes e belos trabalhos, mas esse com certeza é um dos melhores.

a indústria cinematográfica já em forte expansão buscava agora mais um ponto: o cinema falado. Com "O Cantor de Jazz" de 1928, todo o cinema estava se rendendo a um nova era. Menos Chaplin que ainda acreditava na beleza de um cinema mudo, onde os gestos e as imagens é que deveriam falar.

e realmente, o olhar de Chaplin é que diz tudo. nem precisa de som.

Vale a pena conferir.


Informações:
Filme: “Luzes da Cidade" Terça-Feira, dia 24 de novembro, às 20 horas na sala do Clube de Cinema de Marília. Entrada franca. Av. Sampaio Vidal, 245 - Piso superior da Biblioteca Municipal, entrada pela Avenida Rio Branco. Telefone: 34026600 – ramal 6616O

Nenhum comentário: