sábado, 7 de novembro de 2009

Anselmo Duarte







Anselmo Duarte morreu. O diretor de "O Pagador de Promessas" (1962) ganhador da Palma de Ouro em Cannes, faleceu na madrugada de hoje.



Colocarei um matéria sobre isso no jornal e outra aqui no blog. Contudo, quero falar um pouco da experiência que tive ao organizar parte do acervo de Anselmo Duarte no CCM.



Quando me deparei com o material de Anselmo, fiquei um tanto quanto surpresa. Fotos originais dos filmes, da Vera Cruz, cartas escritas a mão pro Clube de Cinema de Marília e cartazes, vários cartazes.



O CCM era para Anselmo e grande valor. Amigo pessoal de Seu Dito e grande incentivador do cinema, o "galã" do cinema nacional doou para a entidade mais do que materiais, doou um pouco do que amava, do cinema.



deixei tudo organizado no que se referia ao Anselmo na segunda gaveta de um arquivo morto que estava caindo aos pedaços.



tentei entrar em contato com o pessoal de Salto, cheguei a ligar para enviar o material que tínhamos aqui, se eles tinham interesse. Mas não houve resposta.



Só para expressar mesmo, que para mim, pelo menos, fez um grande diferença conhecer um pouco mais desse cara, inteligentíssimo, galã, sedutor e principalmente, humano.









Morre o cineasta Anselmo Duarte, o único brasileiro vencedor em Cannes
Diretor de 89 anos sofreu terceiro AVC no sábado; enterro será em Salto.'O pagador de promessas' foi premiado com a Palma de Ouro em 1962.






Morreu na madrugada deste sábado (7), à 1h30, o diretor e ator paulista de cinema Anselmo Duarte, de 89 anos. Único brasileiro premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes, um dos mais importantes eventos cinematográficos do mundo, o diretor estava internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo, desde o último dia 28, após ter sofrido o terceiro acidente vascular cerebral. Ele também lutava contra um câncer na bexiga, diagnosticado em agosto deste ano.



Duarte foi um dos mais prestigiados cineastas o país. Com o filme “O pagador de promessas”, de 1962, foi premiado com a Palma de Ouro em Cannes – a única concedida a um filme brasileiro até hoje. Ele concorreu com outros gênios do cinema, como Vittorio De Sica e Luis Buñuel.

Segundo o filho do diretor, o empresário Ricardo Duarte, o corpo do cineasta será levado para a cidade natal do diretor, Salto, no interior paulista, às 8h do próximo domingo (8). Lá, ele receberá uma breve homenagem da prefeitura e deverá ser enterrado às 11h30 no Cemitério Municipal de Salto.

A família ainda negocia com o governo para que o velório e as últimas homenagens ao cineasta aconteçam na tarde deste sábado (7), na Assembléia Legislativa.

Além de Ricardo, o diretor também é pai de Anselmo Duarte Júnior, Lídia Soares Duarte e Regina Hooper Duarte.

Carreira
O filme “O pagador de promessas”, baseada no texto de Dias Gomes e protagonizada por Leonardo Villar e Gloria Menezes, também concorreu a um Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro.






Rodado em Salvador, o longa é uma dura crítica à intolerância da Igreja e aborda a mistura de religiões no Brasil.O elenco também tem os atores Othon Bastos e Norma Bengell. Além de diretor, Duarte também foi ator e roteirista de mais de 40 longas nacionais. Destaque para “O caçador de esmeraldas” (1979), “O marginal” (1974) e “Um certo capitão Rodrigo” (1971). Seu último trabalho no cinema foi como ator no filme “Brasa adormecida” (1987), de Djalma Limongi Batista, que também tem no elenco Maitê Proença, Edson Celulari e Sérgio Mamberti.

Nenhum comentário: