quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Morreu Erich Segal, autor de "Love Story"


O escritor e roteirista americano Erich Segal, autor de "Love Story", morreu no domingo em Londres vítima de um ataque cardíaco, aos 72 anos, informou sua família nesta quarta-feira.
Ele também foi roteirista de "O submarino amarelo", com os Beatles.
Segal sofria há vários anos do Mal de Parkinson.
Nascido em Nova York, em 16 de junho de 1937, Erich Segal, filho de um rabino no Brooklyn, desde cedo deu asas à imaginação escrevendo contos para compensar sua infância solitária.
Ele estou literatura clássica em Harvard e depois passou a ensinar nas prestigiosas Universidade de Yale, Princeton e na inglesa Oxford.
Mal sabia ele que seu livro "Love Story" (1970) viria a se converter num grande de vendas e num campeão de bilhetaria ao ser levado às telas.
Uma história de amor simples que conquistou a todos: Oliver, o filho de uma tradicional família, se apaixona e se casa com Jennifer, uma moça de origem modesta, contrariando a opinião do pai. Só que Jennifer logo morre de leucemia, um drama que faz com que pai e filho se reaproximem.
O filme, estrelado por Ryan O'Neal e Ali MacGraw, ganhou um Oscar e foi indicado para outros seis, além de virar ícone romântico nos anos 1970.
Mas foi de cara esnobado pela crítica: "'Love Story' pula de clichê em clichê", senteciou a revista Newsweek na ocasião.
Só que o filme caiu no gosto popular, assim como sua trilha sonora, composta por Francis Lai. E a frase "amar é nunca ter que pedir perdão" é conhecida mesmo por quem nunca viu ou leu a obra.
Os estúdios da Paramount, que na época hesitou em levar o livro para as telas, acabou se salvando da falência com o sucesso estrondoso do filme, que custou apenas dois milhões, mas rendeu 200 milhões.
Em um artigo publicado em 2008, a filha de Segal, Francesca, contou que o agente literário na ocasião tentou dissuadir seu pai de escrever "Love Story", temendo que isso arruinasse sua reputação de roteirista de filmes de ação, voltado para um público machão.
Erich Segal também comentou mais tarde que a história de Oliver era baseada nas aventuras de Al Gore, o ex-presidente americano e atual defensor do meio ambiente.
Depois de "Love Story", Segal escreveu outros livros, entre os quais a continuação "A história de Oliver" (1978).
No enterro, realizado na terça, Francesca Segal prestou homenagem à tenacidade com que seu pai lutou nos últimos 30 anos contra a doença.
Erich Segal também foi professor emérito do Wolfond College de Oxford.
Era casado com Karen James, e teve duas filha, Francesca, 29, e Miranda, de 20 anos.

Nenhum comentário: