terça-feira, 8 de abril de 2008

CLUBE DE CINEMA DE MARILIA

A entidade é uma boa opção aos fins de semana para quem gosta de cinema e cultura

Fundado em 1952, o Clube de Cinema de Marília volta com a exibição de filmes depois de um período de sete meses de recesso em virtude de obras. Com novos equipamentos e a vontade da incansável diretora do clube, Regina Morales, o Clube volta a exibir filmes semanalmente.

“É um prazer reabrir o Clube de Cinema e proporcionar finais de semana com cultura e arte para a cidade de Marília. Estamos muito felizes. Com a renda das sessões podemos alugar bons filmes e sanar nossas dívidas”, afirmou Regina.

Entretanto, o Clube de Cinema ficou fechado apenas para exibição de filmes durante esse período, mas não para a sua função maior que é promover cursos e atividades cinematográficas para a cidade.

Em setembro de 2007, aconteceu a 1ª Oficina de Rádio, TV e Cinema com o publicitário e cineasta Alexandre Estevanato, o que movimentou a cidade em termos de cultura.

No mês de março de 2008, houve a exibição do curta-metragem Vidas Eternas também de Estevanato e a seleção para o primeiro longa rodado em Marília Quando o Céu era Azul também do mesmo diretor.

As exibições do Clube de Cinema recomeçaram dia 5 de abril e ocorrem todos os sábados e domingos às 20 horas com o valor do ingresso a preços populares de R$ 2,00. Em maio, teremos exibições de alguns curtas do cineasta mariliense Rodrigo Grota e uma nova seleção de filmes, que vão dos clássicos aos premiados no Oscar.

A diretora do Clube de Cinema, Regina Morales, ressalta a função da entidade em promover cursos e oficinas culturais e também em divulgar a cultura de um espaço que já foi palco de grandes festivais de cinema.

“Nós conseguimos um lugar especial na história do cinema brasileiro ao sediarmos o I Festival de Cinema de Marília em 1960. Temos um compromisso não só com a população local, mas também com a cultura nacional”, diz.

O I Festival de Cinema de Marília aconteceu em setembro de 1960 e teve a presença de ilustres cineastas do cenário nacional como Anselmo Duarte, Roberto Farias, Roberto Santos, Sérgio Ricardo, Luís Carlos Person, Domingos de Oliveira, Joaquim Pedro de Andrade, Arnaldo Jabor, Hector Babenco, Carlos Diegues, Leon Hirszman, Tizuka Yamasaki e tantos outros.

O filme agraciado durante o festival foi Cidade Ameaçada (1960) de Roberto Farias, que também levou o prêmio de melhor diretor. A premiação era feita com uma estatueta do Curumin, simbolizando o cinema nacional. Para ter uma idéia da importância desse festival, temos como comparação que um prêmio Curumin equivalia a um Kikito do Festival de Cinema de Gramado nos dias de hoje.

Participar e apoiar o Clube de Cinema não é só um prazer para quem é da cidade ou quem passa por aqui, mas também uma viagem na história do cinema nacional, dos festivais de cinema e o descobrimento de que ainda há muito a se fazer pela cidade de Marília.

Confira a programação semanalmente nos jornais da cidade e no próprio Clube de Cinema e tenha uma boa sessão!

O Clube de Cinema esta localizado na Avenida Sampaio Vidal, em cima da Biblioteca Municipal. A entrada é na Avenida Rio Branco pela Galeria de Artes. Mais informações pelo telefone 3422 3090 ou pelos emails clubedecinema_marilia@hotmail.com e clubedecinemademarilia@gmail.com

Nenhum comentário: